
e a outra vai ser sorteada entre os LEITORES do Blog Metal Pará!!!... Fique ligado!!!... Após LER TODA essa resenha, clique AQUI e saiba como participar do SORTEIO de uma cópia do CD "A Culpa É Sua"!


Dai pra frente os caras começaram a desenvolver as primeiras composições e cerca de um ano após a formação, em 2011, os caras gravam e lançam seu primeiro registro. O EP "Rock Trio", o qual ainda contempla algumas faixas em formato acústico.

No ano seguinte, 2012 os caras lançam o segundo registro da banda, o EP "O Jardim" ainda como Power Trio mas já totalmente imersos na sonoridade do Rock and Roll.

A Gramofolk fez apresentações fora do estado, em cidades como Cuiabá, Minas Gerais e Fortaleza, lançando em 2013 o primeiro clipe da banda com a musica "O Jardim" e você pode conferir abaixo!!!...
Depois disso, ainda em 2013 a banda se reformulou e o Power Trio virou Quarteto com a entrada de mais uma guitarra e assim, em 2014 lançaram o segundo clipe da banda com a musica "Devaneios e Rock and Roll", o qual você confere abaixo!!!...
Essa musica levou a banda as finais do CCAA Fest 2013, o qual só foi realizada em Agosro de 2014 e você pode conferir o vídeo da final clicando abaixo!!!...
A Gramofolk está caminhando para o sétimo ano de estrada agora em 2017, tendo participado até o momento de diversos shows e projetos independentes dentro e fora do estado do Pará, dentre os quais podemos destacar o Grito Rock, o Música na Estrada e o Conexão vivo.

A formação atual da banda conta com Zé Mário Mendes no Vocal e Guitarra, Asaph Ruas na outra Guitar, Rairo Brito no Contrabaixo e Douglas Macedo na Bateria.

Com essa formação "firmada" a banda decide lançar seu álbum Debut.
Zé Mário Mendes tinha algumas composições "engavetadas" que junto a outras que já haviam sido gravadas nos dois EPs da banda e assim fecharam o set list do álbum "A Culpa é Sua".

O play foi gravado e produzido pelo próprio Zé Mário em seu estúdio e através da venda de material independente da banda e a prensagem e produção gráfica foi feita em Sampa onde tiveram alguns problemas gráficos na capa e encarte do CD, porém já na segunda tiragem isso foi solucionado.

Segundo Zé Mário, "as composições tratam muito do cotidiano, dos problemas sociais, problemas políticos e todos os incômodos de uma sociedade" e a parte instrumental acabou ficando bem mais "pesada" que nos EPs anteriores ao CD, com "Guitarras e vocais mais agressivos, mas nunca deixando de lado essência Rock and Roll Setentista que a banda possui!!

Como o brother Zé Mário foi integrante da banda Madame Saatan, a musica "Vingança", décima faixa do play, composta pela bela Sammliz Samm e por toda a banda na época em que ele era integrante da mesma ganhou uma nova roupagem antes de ser contemplada no play.

A última faixa do play, "Vidas em Vão" foi composta através da musicalização de um poema de Cleopas Rocha, artista local de Castanhal, cidade natal da Gramofolk.

Com o play pronto e em mãos a banda fez o lançamento do mesmo em uma chácara em Castanhal, junto com outras bandas de Castanhal e a banda Turbo de Belém.

Dai pra frente a banda segui divulgando o trampo e preparando a produção do clipe da musica titulo do álbum "A Culpa é Sua", onde a banda aborda a degradação do meio ambiente, valores sociais, reciclagem e os atuais problemas do país além da sustentabilidade.
O clipe foi lançado em 22 de Dezembro de 2016 e você pode conferir o mesmo abaixo!!!...


A primeira "tiragem" do play acabou chegando com um problema na parte gráfica, em relação as cores e ao tamanho das fontes do encarte, problema solucionado na tiragem seguinte.

Então sem mais "delongas" vamos as musicas desse petardo da banda Gramofolk!!!
O álbum contempla onze faixas, são elas:
1 - A Culpa é Sua.
2 - O Que Eu Tenho Pra Dizer.
3 - Olho Por Olho.

5 - Um Blues Pra Pensar.
6 - Indigente.
7 - A Escolha É Sua.
8 - Verdade

10 - Vingança.
11 - Vidas Em Vão.
A primeira faixa que dá nome ao álbum e clipe é com toda a certeza a mais marcante do play, não somente pelo refrão que é bem "chiclete" mas pela muito também pela melodia e arranjos com uma pegada bem rock e o início me remeteu a musica "Do The Evolution" da banda estadunidense Pearl Jam e com a capa/encarte nas mão isso ficou ainda mais vivo pois acabei lembrando de imagens do clipe dessa musica do Pearl Jam que trata da evolução do homem e acaba sendo equivalente ao tema da musica da Gramofolk.

Outra faixa que me chamou bastante atenção foi a quinta... "Um Blues Pra Pensar"!!!... Já tinha escutado essa musica ao vivo na 5ª Edição do Rock Na Veia Pará, a qual você poderá conferir a cobertura clicando AQUI!!!
E um BLEZÃO PHODÁSTICO com uma letra que fez realmente eu "pensar", refletir!!
Na sexta faixa, "Indigente", depois de um início POWER onde riffs de guitarra seguem freneticamente e em riste lembrando até algumas passagens de musicas da banda canadense "Rush" e de repente o andamento muda e me remete direto a Chico Science e Nação Zumbi com direito a efeito de "megafone" na voz e tudo!!!
E o que falar da última faixa "Vidas Em Vão", que foi concebida de um poema??... POWER!!!.... Bem no estilo "Rush" também, porém em dado momento da musica o andamento diminui e os arranjos ficam bem pesados que dá até pra bater cabeça cadenciadamente com as levadas de guitarra e logo após segue freneticamente com riffs de guitarra e assim caminha para o final com refrão e riffs e solos de guitarra, acabando com uma boa microfonia!!!... Hehehehe!!
Álbum muito bem produzido musicalmente e apesar de não ser meu estilo preferido eu gostei muito do play e recomendo pra quem curte um bom ROCK AND ROLL com pegadas de vários outros estilos do ROCK... Do Pop ao Metal e sem esquecer do Blues!!!... Hehehe!!
Confira as musicas desse álbum abaixo:
Links Relacionados:
https://www.facebook.com/gramofolk
https://www.facebook.com/gramofolkrock
http://gramofolkcastanhal.blogspot.com.br
https://myspace.com/gramofolkrock
https://www.palcomp3.com/gramofolk
https://soundcloud.com/gramofolk
http://tnb.art.br/rede/zemario
Nenhum comentário:
Postar um comentário